domingo, 8 de agosto de 2010

Momento LULA, Ótima entrevista.


Em entrevista publicada na edição desta semana da revista “IstoÉ”, o Presidente Lula revela como escolheu Dilma Rousseff para concorrer à sua sucessão e afirma que a candidata petista era “animal político não trabalhado”.

“Quando ela veio para a Casa Civil começamos a trabalhar juntos, a nos reunir cotidianamente, a discutir as reuniões. Aí eu percebi que estava diante de um animal político não trabalhado. De um animal político que foi educado a vida inteira para ser técnica. E eu comecei a falar: bom, agora nós temos que descobrir o lado político de Dilma”, afirmou Lula na entrevista.

Segundo o presidente, foi durante um evento do governo na Favela da Rocinha, em março de 2008, que a ideia de “preparar” Dilma surgiu. “O primeiro momento que me veio na cabeça que Dilma poderia ser sua sucessora foi quando eu, na Favela da Rocinha, no Rio, disse que ela era a mãe do PAC. Ali, na verdade, eu estava começando a preparar”, respondeu Lula ao ser questionado sobre qual teria sido “o primeiro momento” em que pensou no nome de Dilma para a disputa.

Lula, negou que já estivesse com a frase planejada para ser dita no evento: “Foi na hora, em função do clima, que eu falei. E foi importante naquele momento.”

O presidente argumentou ainda que o episódio do mensalão de 2005 modificou o “quadro político” e que, se não tivesse acontecido, possivelmente o candidato a sucedê-lo seria outro. “Obviamente, se não tivesse acontecido com o PT o que aconteceu em 2005, o quadro político poderia ser outro”, argumentou.

Ao falar de Dilma, Lula disse acreditar no amadurecimento político da ex-ministra. “Eu acho que a Dilma está extremamente preparada e madura politicamente. Acho que a vantagem da Dilma é que ela não tinha pretensão. Acho que jamais passou pela cabeça da Dilma que ela seria escolhida candidata a presidente da República”, disse.

Ao falar de sua vida após deixar o Palácio do Planalto, Lula disse que vai pensar durante “cinco a seis meses” o que fazer como “ex-presidente”: “O meu medo é tomar uma atitude precipitada sobre o que eu vou fazer. Montar alguma coisa e depois de seis meses descobrir que não era aquilo. Então, acho que alguém que deixa o mandato, como vou deixar, numa situação graças a Deus muito confortável, (...) ficarei no meu canto, curtindo o fato de ser um ex-presidente da República.”

Até o final do mandato, por outro lado, Lula avisou que irá trabalhar intensamente: “Tem muita coisa para acontecer, e sabe do que eu tenho medo? Eu sou muito amante do futebol e o que eu jamais faria como técnico é marcar um gol, correr para a retranca e ficar esperando o adversário vir para cima de mim. Então, tenho muito trabalho pela frente. Quero trabalhar até o dia 31 de dezembro. Tenho agenda até o dia 29 de dezembro, tenho agenda no dia 28 de dezembro, eu quero ter agenda até o último dia de trabalho. No dia que eu entregar a faixa para quem for eleito presidente da República, aí sim...”



Frases do Presidente Lula durante entrevista

"Hoje agradeço por todos os santos o segundo turno com o Alckmin, porque eu pude lavar a minha alma"

"Quando você tem um político cretino, ele não quer que seu aliado ganhe, mas, sim, que o adversário ganhe"

"Eu quero estar vivo no debate político"

"Acabou o tempo da ilusão de que a gente poderia trabalhar junto com o PSDB"

"O fato de eu ter sido presidente me transformou numa figura infinitamente mais projetada do que o PT. Mas isso não significa que eu seja maior que o PT"

"Quem chega ao cargo de presidente não tem o direitode ter mágoa, rancor, de dizer que não gosta de fulano"

Oriente médio

"Não haverá solução no Oriente Médio enquanto os americanos acharem que eles são os responsáveis pela construção da paz"

"Obama achou que eu e a Turquia estávamos sonhando acreditando no Ahmadinejad, que ele iria enganar agente. Eu disse o seguinte: 'Nasci político, meu filho'" e aqui o momento Lula

Fonte: Blog amigos do presidente Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário